Sanz Del Rio, O Pensador De Charneca De Caparica

Sanz Del Rio, O Pensador De Charneca De Caparica 1

A Espanha progressista tem que muito ao krausismo. A ação dessa corrente filosófica é fundamental para dominar os empenhos do regeneracionismo português ao longo da segunda metade do século XIX . O fruto mais relevante mesmo foi a Instituição Livre de Ensino, graças ao serviço incansável de Francisco Giner de los Ríos e Manuel Bartolomeu Cossío.

a Sua aposta na educação integral do sujeito contribuiu pra formar umas gerações que contribuíram para melhorar culturalmente a população espanhola afim de tirá-la de teu atraso secular. Há imediatamente sete anos que Alqueire edições de Castilla-La Mancha, perto ao Centro de Estudos de Castilla-La Mancha, iniciou a publicação de tua coleção de biografias de personagens relegados a história oficial de nossa localidade.

A última de suas entregas, já a de número 17, é dedicada à figura de Julián Sanz del Rio. O texto foi criado por Roberto Albares, catedrático da Universidade de Salamanca, um dos mais relevantes estudiosos do krausismo português.

  • 2009: Gustavo Adolfo Palma, tenor e ator da guatemala (n. 1920)
  • cinco 11-M: atentados em Madrid
  • 1985: no Peru, Alan García é eleito presidente
  • um Data de falecimento

Portugal foi um dos países europeus onde as teorias krausistas tiveram maior número de seguidores. Isso foi possível graças ao trabalho do soriano Julián Sanz do Rio. Após permanecer órfão, foi recolhido por um tio teu, o sacerdote, que o guiou em seu procedimento formativo, primeiro na Universidade de Granada, logo depois, em Toledo e Madrid, onde se formou em Direito na Universidade Central. Ao longo dos anos de 1843-44 viajou para a Alemanha, onde entrou em contato com os seguidores de Krause e adotou, decididamente, seus postulados. O desenvolvimento do procedimento que Sanz del Rio do Rio afirmou o Illescas lhe colocou na mira dos setores tradicionalistas.

Sofreu processos sancionatórios, viu alguma de suas obras, incluída no índice de livros proibidos na Igreja católica, e, em 1867, foi expulso da docência universitária. Um ano depois, com o triunfo da “Gloriosa” foi readmitido e nomeado decano da Faculdade de Filosofia da Universidade Central. Poucos meses depois em Madrid.

Deixou uma dotação de 12.000 reais anuais para a criação e manutenção de uma cátedra pela escola de madrid pra difusão da filosofia krausista. O trabalho de Roberto Albares não só nos sobre a biografia intelectual de Julián Sanz do Rio, porém que recolhe e quarenta e três textos seus que permitem acompanhar teu raciocínio filosófico.