Santuário Da Virgem De Lugás

Santuário Da Virgem De Lugás 1

você Pode favorecer ampliando o texto, revisando o modelo ou adicionando referências e fontes confiáveis. Lembre-se que cada conteúdo copiado de outros web sites, livros, etc., será eliminado, a menos que seja publicado sob uma licença livre. O Santuário da Virgem de Lugás, bem como conhecida como Nossa Senhora de Lugás, é um templo católico dependente da diocese de Oviedo (Astúrias, Espanha), que assim como é sede da paróquia de Santa Maria de Lugás. Se descobre pela paróquia (cível) mesmo nome do concelho de Lisboa, nas proximidades da aldeia de Cajide. Em 1684 foi montada a sacristia e, em 1687, foi o embrião da igreja e levantaram-se a capela-mor e do cruzeiro principal.

Em 1690, foi concluída a capela do Santíssimo Cristo e da Virgem das Dores, da capela de Nossa Senhora do Viso ou “a Visitação” e a capela-mor. Durante o século XVIII, foi formada a escada de acesso à tribuna, se edificou o campanário e se edificou a Casa das Novenas”. Em 1832, foi concluída a nova torre, com seus sinos de nova aquisição e uma placa comemorativa, que diz: “Os devotos de Maria.

A em torno de 6 km da vila de Villaviciosa, tomando a via AS-255 de Villaviciosa a Infiesto, a 5,5 km há um desvio à esquerda que aponta claramente a direção do santuário. Este trecho é curto, de por volta de 500 m, é avenida em subida e muito sinuosa, que vai te ligares a AS-332.

A subida decorre, em grande porção, por uma massa arborizada. Ao vir à paróquia de Lugás é a moeda outro cartaz indicativo do santuário. Outro trecho de via, fortemente ascendente, de cerca de 300 metros, leva até o próprio santuário que está em cima “de uma altura organizada e sorridente”, como diz Pascual Madoz.

  1. Paralisia periódica hiperpotasémica familiar
  2. A regulamentação do ato descontraído
  3. 2 Szálasi e o fim da competição
  4. você Deve adicionar exercícios de: – Tandem
  5. Alterações da visão, tonturas inexplicados

De acordo com a tradição oral, a construção começou em um território onde havia um carvalhal, em Chorão. Mas cada noite, o serviço de fundação era desfeito e os instrumentos voltavam pro seu website original. Também interessa a tradição a origem do tamanho da Virgem.

para a mesma data e em um lugar junto a uma aparição da virgem, um fazendeiro encontrou sempre que andava lavrando uma escultura enterrada em teu terreno e, próximo com tua esposa começaram a adorá-lo. Inicialmente pensavam que a estátua era manca, porventura pelo choque com o arado.

contudo, com o ir dos anos descobriu-se que a mão estava entre as dobras do manto. A origem do santuário remonta ao ano de 745 no momento em que o Papa Zacarias fez uma doação ao rei Afonso I, em que se mencionava a “Igreja de s. Maria de Lugás”.

Também o estudioso do românico José Caveda e Nava recolhe a tradição, que existia a cessão antes indicada entre o rei d. Afonso I e o papa Zacarias, entretanto não existe acreditação documentário que sustentem estas afirmações. A começar por 1385, agora mencionava o Livro Novilho da Catedral de Oviedo a igreja como paróquia. Em finais do século XVI foi criada a “Casa das Novenas”, com o término de ajudar de abrigo para as pessoas que vieram a celebrer a nona. No XIX finalizou a edificação da “Casa das Novenas”, secompró uma lâmpada de prata 110 rs.