Os recentes avanços em cardiologia pediátrica e cirurgia cardíaca têm permitido que mais de 85% das crianças com cardiopatias congênitas sobrevivam até a idade adulta. A metade dessa população é constituída por mulheres que, na sua maioria, tenham atingido a idade reproductiva1. A gravidez representa um novo desafio nesse grupo de pacientes, cuja história natural foi modificada na cirugía2.
espera-Se que o número de mulheres grávidas com doença coronariana cresça devido à idade gestacional materna avançada, o desenvolvimento de técnicas reprodutivas e o aumento dos fatores de traço cardiovascular entre as mujeres3. Ainda que nos países criados a febre reumática diminuiu nos últimos años4, continua a ser um dificuldade significativo nos países em vias de desenvolvimento.
A população imigrante, principlamente da população que, por motivos sociais desconhece os riscos inerentes à gravidez na cardiópatas ou até mesmo desconhece a vida de doença constituem um grupo de traço. Os principais transformações fisiológicas ao longo da gestação são o aumento do volume plasmático, a freqüência cardíaca e o gasto cardíaco e a diminuição das resistências periféricas5. O aumento do volume sanguíneo (30-50%), é um modo adaptativo, induzido na demanda metabólica do feto, que começa pela sexta semana de gestação, atinge o teu máximo entre as semanas 20 e vinte e quatro e se mantém até o parto.
Fig. 1. Alterações vasculares no decorrer da gravidez. Os diâmetros ventricular se intensifica ligeiramente, mas permanecem dentro do limite da normalidade. A contractilidade do ventrículo esquerdo foi intimidado ligeiramente, no entanto a fração de ejeção se mantém, dadas as condições de pré-carga e poscarga8.
As velocidades transvalvulares aumentam devido ao estado hiperdinámico e a presença de insuficiência valvular clara é normal9. O diâmetro da raiz da aorta bem como se intensifica no decorrer do embarazo10. Por último, a redução das resistências vasculares periféricas é de cerca de 30% e constitui um fator fundamental de alterações fisiológicas ao longo da gestação.
- 4 Dia 3
- Strakhov (discussão) 18:Dezessete 10 abr 2017 (UTC)
- quais os alimentos Que são melhores para a nossa saúde cerebral
- Um copo de chá de camomila frio
Esta redução da poscarga se precisa a que a placenta é um circuito de alta vazão e baixa resistência. As pressões pulmonares permanecem normais ao longo da gravidez, provavelmente acontece uma redução das resistências vasculares pulmonares que compensa o aumento do fluxo sanguíneo. Durante o parto, ocorrem transformações hemodinámicos muito essenciais em consequência a da aflição, a aflição e as contrações uterinas.
Os dois primeiros têm efeitos significativos pela freqüência cardíaca e da pressão arterial, tanto a pressão sistólica (PAS) e diastólica (PAD) aumentam durante as contrações e, sobretudo, ao longo da fase expulsiva do parto. O planejamento familiar, tal como a conversa sobre o assunto os métodos contraceptivos e como os futuros gravidez prejudicam a mãe e o feto, necessita ser começado na adolescencia12.
Estes conselhos necessitam se conceder em conjunto por um ginecologista especialista em gravidez de grande risco e um cardiologista com experiência no tratamento de mulheres com cardiopatias congênitas. O dado terá de adicionar a estimativa da mortalidade e da morbilidade maternas na gravidez, como este o traço de insuficiência cardíaca, arritmia ou disfunção ventricular a longo tempo. A esperança de existência dos pais, ou a inevitabilidade de operação cardíaca devem ser discutidas, já que são perguntas que, definitivamente, afetam a perícia de um casal pra cuidar de sua hijo13.
sendo assim, se planeie a possibilidade da gravidez adequadamente, pode-se apegar-se e minimizar o risco fetal, assim como este minimizar o traço materno. A estratificação de risco baseia-se nos conhecimentos básicos sobre o assunto as mudanças fisiológicas que ocorrem no decorrer da gravidez, no conhecimento acordado de certas condições que envolvem mortalidade elevada. Recentemente, foi publicado um par de estudos observacionais prospectivas sobre o assunto fatores de risco pra complicações cardiovasculares durante a gravidez, bem como pequenos estudos de cada doença específica, a maioria retrospectivos e sem fato ecocardiográfica. As doenças que envolvem gasto cardíaco restrito, isto é, as doenças obstrutivas esquerdas, eles não irão ser bem toleradas.
– A queda das resistências vasculares periféricas implica que se tolera bem as insuficiências valvulares do lado esquerdo e os shunts esquerda-direita, durante o tempo que que, na mesma explicação, não se tolera bem as condições de curto-circuito direita-esquerda. – Está bem definido que a hipertensão arterial pulmonar primária e síndrome de Eisenmenger envolvem um risco proibitivo, com mortalidade entre 30 e 50% ao longo da gravidez. – A indispensabilidade de anticoagulation secundária à prótese mecânica envolve um risco materno e fetal sério. No maior estudo prospectivo multicêntrico existente, elaborado no Canadá em gestantes com doença (CARPREG), se analisou a freqüência e os relevantes fatores associados a complicações cardiovasculares no decorrer do embarazo14,15. Se estudou a 562 mulheres durante 617 gravidez.