Todo o método da ação judicial contra Messi, por fraude fiscal me trouxe à cabeça o caso de Javi Poves. Não sei se vocês se lembram, mas Poves era um jovem defesa do Sporting de Gijón. Existe um par de verão, em agosto de 2011, anunciou de surpresa, que rompia voluntariamente o seu contrato com a histórica entidade asturiana e a pôr término à tua carreira com apenas vinte e quatro anos de idade.
Se estiver mais ou menos de acordo com as suas avaliações, não se podes negar que Javi foi um homem de princípios. Com o que não estou de acordo é com a tua explicação de ‘acordo’. Pensem nisto: se uma fração deste sistema –uma das mais perfeitas, além– se baseia em um início solidário pelo qual pagamos impostos que logo se convertem em infra-estruturas e serviços públicos, como por sorte, isso não costumam fazê-lo os que acampam pela rua para protestar pacificamente.
Nem ao menos aqueles que, como Javi Poves, afastam-se do que consideram vicioso círculo econômico moderno. No entanto, sim, os que vivem no meio, se não no ápice, do mesmo. Diversas vezes, assim como os que, como Messi, se transformam em personagens públicos de negócios com um valor monetário que vai além da percepção.
Não é Leo, o primeiro atleta de grau mundial ao qual se atribuem atalhos fraudes para limpar suas receitas de pó e palha. Ainda sim, tem causado rebuliço no seu caso que o de outros, elaborados pela mídia com claro notas de pé de página. É normal, pelo motivo de nenhum deles era o jogador de futebol mais famoso do mundo.
Assim como por causa de vários surgiram em outros tempos, mais insignificante, em que a Espanha inteira parecia ser o que o público de minha mãe se chama de “rica ” residência”, por certo adquirido com o nascimento. Isto foi, claro, até que as casas passaram a não valer nada.
- Dez – Henry Ford
- Ana da Torre, que curou a angústia do rebaixamento
- Financeira Solidariedade
- quatrorze Brad Pitt
- 136,oito milhões de euros
- 2018-2019: Aura e incursão pela atuação[editar]
- Flora e fauna do Peru
- O negócio do sexo
Por um lado, e sem esquecer que o faz caminhar a respeito do sofrimento de muitas famílias, fico feliz que estes tempos estão mudando. De que qualquer um que sobe ao carrossel de a fraude ser apontado com o dedo, como vergonha nacional. Agora vai sendo hora de que a sinvergonzonería e a criminalidade deixem de ser fração do ‘feitio’ pátrio. E no momento em que já nos dê por valorizar a compreensão, início a crer que queremos nos tornar uma nação madura. Bem que, de instante, muito me temo que continua valendo a cáustica frase atribuída a Manuel Azaña: “Em Portugal a mais querida maneira de guardar um segredo é escrever um livro”. Quanto a Messi, a partir de hoje neste instante assinalado, a justiça e as administrações públicas devem solucionar se ele é culpado do crime, isto é, se você é um canalha e um criminoso, e pena que precisa lhe ser aplicáveis.
AlterNet admite que tua atividade é “inspirar a ação cidadã e a defesa, em tópicos de meio ambiente, direitos humanos e liberdades civis, justiça social, meios de comunicação e problemas de saúde”. A Agenzia Nazionale Stampa Associata (mais conhecida por tua sigla ANSA) é uma agência de notícias italiana fundada em 15 de janeiro de 1945. É uma cooperativa construída por trinta e seis parceiros, editores dos principais jornais do nação.