Desde que nos conhecemos um dia no aeroporto do Prat, Javi e eu não temos parado de viajar juntos. Depois tivemos a Davi, e seguimos para lá e para cá. Há muita gente que pensa que ter filhos podes te parar, todavia eu acho que é ao contrário: se precisa impulsionar a seguir viajando.
Só precisa observar como abrem os olhos no momento em que localizam lugares, pessoas e experiências novas e diferentes. E, além disso, aprendem a sair do ninho. Como diz J. Adão, “todo viagem leva implícito três experiências diferentes: a preparação, o desenvolvimento do mesmo e contá-lo logo em seguida, e nenhuma se parece entre si. Quão prazeroso é o que tem, pelo mesmo preço você faz três viagens”. E é sendo assim. Para nós não apenas gostamos de viajar, porém tudo o que o rodeia.
Agora, por essa postagem, toque em falar sobre este tema e sugerir. Estamos compartilhando de uma das primeiras cidades que visitamos pela Europa, com Davi, e pensamos que é perfeita para quem procura uma primeira viagem com filhos fora de Portugal. Não são tantas horas de voo – as garotas resistem bem – e é uma cidade muito segura. Ademais, a escolhemos visto que o centro de Praga é muito confortável de andar e de se deslocar de um ponto a outro, em tal grau a pé como em um bonde. Por correto, não há que esquecer que tem um dos melhores zoológicos da Europa. Lá a comida é muito parecida com a espanhola, uma questão que com uma garota de poucos anos, é interessante priorizar.
A vizinha cidade do Porto é um sucesso direito em qualquer estação do ano, por tuas suaves temperaturas. E claro, está neste local ao lado. Há que ter em conta que o centro histórico do Porto é património da humanidade pela Unesco, com edifícios memoráveis de visita obrigatória, como a catedral, o palácio Episcopal ou a torre dos Clérigos. É uma cidade bela.
Talvez, o único ‘porém’ que se pode colocar são as pistas que tem, que são duras pros mais menores, porém tudo se resolve com uma legal mochila porta-crianças e usando os seus antigos bondes. Porto assim como conta com um aquário para que você aproveite os mais menores da residência.
Mas eu destacaria sobre isso todo o cruzeiro pelo Douro. As moças adoram. Gostam passando perante a beleza destes pontes de diferentes épocas. Ademais, no bairro da Ribeira se come super bem e alguma coisa mais barato do que na cidade.
- O rosa empolvado está muito de moda e é um amplo aliado pra mulheres
- terra-média, entre duas e 3 semanas de baixa
- On Next Sunday
- Entrevista com Garrett Hedlund, o ‘precisa’ Tron Legacy
- Use iluminação radiante, natural e indireta
- “Live at Knebworth” (1990)
- “The Last Waltz” (Martin Scorsese) (1976)
- Levar consigo pra outro adulto para acompanhar a moça sempre que tu compras
Por lá você assim como vai descobrir várias organizações que oferecem estes passeios, até já alguns passes são sem custo algum pros miúdos. E se você vai no verão e quiser um dia de praia, a menos de meia hora tendes Aveiro com a sua praia pela Costa Nova e as suas casas de madeira pintadas com listras de cores. Este é um destino que não poderá nunca faltar com moças, visto que tem de tudo e para todos os gostos.
É um plano puramente familiar. Tudo isso com uma gastronomia requintada. Durante uma de nossas viagens ao centro da Europa, visitamos Viena e Bratislava, capital às margens do Danúbio. Realmente, se é a primeira vez que voam vossos filhos, não são várias horas e os bilhetes de avião são bastante baratos. Em Viena, há muito que ver, porém o principal você podes ver, em dois dias, percorrendo as tuas imponentes palácios e jardins da época imperial, seguindo os passos da imperatriz Sissi. Uma das atividades mais divertidas é viajar em sua amplo roda gigante ou começar a vossos filhos na ópera, em razão de há funções pra criancinhas, pra que elas também gostem deles.
Para um dos dias, eu recomendo dirigir-se a Bratislava, capital da Eslováquia, que está só a uma hora de trem. É uma cidade pequena e praticamente todas as suas atracções turísticas ficam a poucos passos de distância. Nele você pode fazer a trajetória das estátuas, onde as crianças passam grande posando com eles e imitando suas poses. Uma das últimas passeio que fizemos no ano passado, foi A Mancha, e nos surpreendeu muito, visto que consideramos que é um destino maravilhoso pra fazer com as meninas.
A ideia é que aprendam a deixar voar a tua imaginação, como que para Dom Quixote e Sancho Pança, investigando gigantes onde só havia moinhos. E além do mais, seguindo esta rota literária, podes anexar-nos um clássico fundamental da novela espanhola e, além de tudo, compreender um pouco da história do século XVII em Portugal.